segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Por dentro da Fórmula SAE

Oi meus amores, 
Quanto tempo né?! E olha só que massa o blog como está de casinha nova, de cara nova. E pra começar com o pé direito vou falar de uma coisa que me orgulha muito e que o amor só cresce... É o Fórmula SAE, na verdade vou falar da minha experiência em fazer o tão famoso "carrinho" (quem me conhece sabe que grande parte da minha vida, atualmente, se resume a esse projeto hehehe).
Pra começar e vocês entenderem melhor, a Fórmula SAE é uma competição entre as universidades do Brasil organizada pelo SAE Brasil. Nosso objetivo é construir um protótipo de carro dentro das especificações que são encontradas no regulamento, que é o nosso guia do que podemos ou não fazer em nossos carros. Entendido isso, vou mostrar a vocês parte da minha equipe 
Fiz questão de pegar a foto mais engraçada e que está todo mundo olhando para outro lugar,inclusive hahaha. Então, nessa foto a equipe está quase completa, com a presença também do nosso orientador (uhuuu \o/). Mas vocês devem estar se perguntando "Como é que trabalha esse monte de pessoas juntas??" Então vamos entender um pouco isso...
Não sei se vocês sabem, ou devem imaginar, que o carro é composto de vários sistemas e que cada sistema desse pode ser dividido em subsistemas, basicamente a gente trabalha nessa linha, cada equipe fica responsável por algum dos sistemas e quando um depende do outro vamos trocamos informações para que o carro fique alinhado e a gente não perca o trabalho de uma equipe, além disso, os softwares nos ajudam bastante a fazer ajustes antes de fabricarmos peças e montarmos o carro. Pronto. Entendido isso, vamos lá para vocês conhecerem a equipe que eu participo.
Aí está parte da equipe que faço parte, também conhecida como Equipe de Dinâmica Veicular e para os mais íntimos #EquipeMangaDeEixo hahaha, brincadeiras a parte, nossa equipe é responsável pelos sistemas de suspensão, freios e direção. Lembra do que eu falei antes sistemas e subsistemas... Dentro da equipe minha maior responsabilidade é com a Direção, junto com outro colega. Não é porque estou nessa equipe, mas é um dos sistemas mais desafiadores para você projetar, planejar e alinhar como as coisas vão ser, é um verdadeiro quebra-cabeça, até porque já de cara você precisa entender as geometrias, angulações e um milhão de detalhes que são milimetricamente calculados, para a partir disso você entender como fazer cada coisa. É uma equipe que tem muita responsabilidade e que pode salvar ou levar todo projeto água abaixo. Existem outras equipes que tem também essas responsabilidades, lógico, cada equipe é importante, até porque se não fosse não existiria. Enfim, pra mim esse foi e está sendo até hoje um desafio muito grande, até pra compreender e conseguir passar tudo isso para a prática. A prática inclusiva foi o que me ajudou a visualizar melhor tudo que eu já tinha estudado antes de "meter mão", como a gente diz por aqui.
Resumidamente é isso, não entrarei em detalhes do projeto, mas não fica triste porque pretendo explicar a vocês tim tim por tim tim do nosso trabalho, não fiz isso logo porque eu precisava viver e entender muitas coisas, na verdade ainda preciso estudar muito, principalmente para passar "conhecimento técnico" para vocês,mas vai rolar sim, se acalmem. Queria que vocês entendessem assim por cima, porque eu vou pra competição lá em SP e vai rolar VLOG com tudinho.  Mas antes de finalizar queria apresentar para vocês as pessoas que têm me inspirado demais e que estão dispostas a "mudar o mundo" (quem é do SENAI vai entender hahaha)
Essas mocinhas, minhas #GRLPWR do momento. Logo quando comecei a observar a equipe fiquei mega feliz por saber que existiam mulheres nisso, inclusive em cargos de liderança, me empolguei muito, e depois que entrei descobri uma mina de mulheres super competentes que amam desafios e que se esforçam ao máximo para aprender e se destacar no meio dessa multidão de "testosterona", elas são minha inspiração e força diária e com o tempo acabei descobrindo que todas compartilhamos os mesmos sentimentos por esse projeto e queremos "sugar" o máximo e poder passar o máximo de conhecimento. Fico muito feliz e honrada por ter conhecido e fazer parte desse time com vocês.
Acho que por hoje é isso, depois de falar sobre as girls.
Ficou com alguma dúvida? Manda um cometário, ou entra em contato com a gente através do e-mail ou pelas redes sociais.
Espero que tenham gostado.
Beijos,
Com amor,
Jenifer Rocha




Blog Graxa e Batom - Todos os Direitos Reservados (C)

Base BL | Design by Colorize